Dicas de como aliviar a ansiedade

maio 11, 2016

Quem me conhece sabe que eu sou muito ansiosa, ao ponto de passar mal em algumas situações. Há um tempo atrás, eu fui acometida por uma crise de ansiedade muito forte, e que estava debilitando a minha saúde de um modo geral, pois ao contrário da maioria das pessoas quando eu fico ansiosa, eu não consigo me alimentar, o estômago embrulha, eu sinto náuseas, tonturas.


Mas, tudo na vida tem um propósito não é mesmo? Quando eu comecei a ter as crises de ansiedade, eu percebi que sozinha eu não conseguiria lidar com aquele turbilhão de emoções, que me desconectavam e me deixavam sem chão, então resolvi procurar ajuda de um terapeuta para aprender a lidar com as emoções de uma maneira mais equilibrada. Iniciando a terapia, eu fui apresentada a ótimas dicas, achei ótimos sites de autoconhecimento, li bons livros, comecei a praticar yoga, e conheci um mundo de coisas que despertaram a minha atenção, e me apresentaram um novo objetivo. 

De uma forma, ou de outra, eu sou grata por esse momento da minha vida, pois com ele, eu aprendi muito. Não existe perfeição, mas existe compreensão de cada acontecimento.

Neste post, eu vou te passar algumas das dicas que eu usei para driblar os momentos de ansiedade, muitas eu uso até hoje.

 Criança, Feliz, Diversão, Felicidade, Crianças, Menina


Faça terapia

Se você puder se consultar com um bom psicólogo, faça isso. Fazer terapia é libertador. Você passa a se conhecer melhor, conversa sobre as suas angústias, medos. É muito bom conversar com alguém sobre os seus problemas, algumas vezes ouvir um ponto de vista diferente, ou ser “desafiado” a tomar as rédeas da própria vida é muito bom.


Sinta o momento, sem lutar e sem medo

No livro “Yoga para nervosos” do Prof. Hermógenes, ele diz que no momento da crise de ansiedade, você deve se abandonar, não tentar lutar contra. Sinta o que está acontecendo, não tenha medo, é como se você se entregasse para aquele momento, confiando em Deus, ou no que você acreditar. Tente respirar, e se entregue.  Muitas vezes, durante uma crise de ansiedade, o medo de passar mal, medo de perder controle, faz com que  fiquemos nervosos, o que piora a crise. Um trecho do livro:

“Ousamos concluir que, em face de uma crise de neurose de angústia, sejam quais forem suas manifestações, o que devemos fazer é: a) não lutar frontalmente contra os sintomas; b) não insistir no esforço ineficaz; c) não cair presa do medo decorrente da sensação de impotência. Em resumo: não luta! e não medo!”



Se você sofre de ansiedade, eu recomendo a leitura deste livro. No final tem algumas posturas de yoga que ajudam a melhorar os sintomas.

 Yoga, Pernas, Menina, Esportes


Pratique uma atividade física

Escolha uma atividade física que você se identifique, pode ser dança, yoga, pilates, corrida, bike, futebol, basquete, vôlei, natação. Assista aulas de ginástica pelo youtube, pratique em casa, pule corda. A atividade física ajuda a diminuir a ansiedade consideravelmente.



Tenha hábitos saudáveis

Evite hábitos como fumar, beber em excesso, se alimentar de forma incorreta. Todos esses hábitos prejudicam o funcionamento do organismo, portanto, siga um estilo de vida mais saudável. Não precisa virar vegano, vegetariano, se isso não faz parte de sua essência, mas analise seus hábitos de vida, e corte aquilo que te prejudica.

 Cenoura, Couve, Nozes, Tomate, Vegetais, Alimentos


Terapias alternativas

O uso de terapias alternativas como florais de Bach, Reiki, Acupuntura, Aromaterapia podem ter resultados benéficos no tratamento da ansiedade. Todos estes métodos podem ser utilizados de forma complementar no seu tratamento.


Entre em contato com a natureza

Frequente locais com área verde, o contato com a natureza é restaurador. Vá em parques ecológicos, jardins botânicos. Em São Paulo tem um lugar lindo que é o Jardim Botânico de São Paulo, fica na Av. Miguel Estefáno, perto do Zoológico, é um lugar muito bonito, e ajuda a renovar as energias. Vale a pena conhecer. Abaixo, uma foto que eu tirei no local para você se inspirar, e se for possível ir conhecer.

 



Ouça uma música

Você já ouviu falar em musicoterapia? A musicoterapia utiliza os sons, ritmos para reabilitação mental, física. Algumas músicas tem o poder de melhorar nosso astral, outras nos deixam mais calmos. Escolha algumas músicas que ao ouvir você se sinta bem, faça uma playlist, ouça no trabalho, em casa, durante uma caminhada. Faça da música a sua terapia.



Esqueça a perfeição

Muitos de nós queremos ser perfeitos o tempo todo, agradar à todos. Só que isso é humanamente impossível. Nós erramos, e iremos errar sempre, e isso é bom, pois alguns erros nos trazem experiência de vida, nos fazem crescer. Esqueça o fato de que todas as pessoas devem obrigatoriamente gostar de você, serem sempre solícitas, sempre corretas e amáveis, isso seria muito bom, mas na prática não acontece, pois muitas vezes somos deixados de lado, somos mal compreendidos. Então, ame-se em primeiro lugar, aceite que todos nós somos falhos em alguma coisa, e todos nós temos defeitos, se puder melhorar seus defeitos para o seu crescimento, ótimo, faça isso. Mas seja sempre você mesmo.

 Mulher, Felicidade, Nascer, Silhueta, Vestido, Praia



Faça meditação

Eu recomendo a leitura de um livro chamado “Milagres Já” da Gabrielle  Bernstein, neste livro, ela apresenta 108 ferramentas para tornar a sua vida melhor. Uma dessas ferramentas é a prática de meditação. Em uma das técnicas ela ensina a fazer a meditação sentado com a coluna ereta, colocar uma das mãos sobre o pulso, e concentrar-se no batimento cardíaco através do pulso, sempre respirando. É uma ótima maneira de meditar e concentrar a mente.



Mantenha o foco no momento presente

Pare de se torturar pensando no futuro, e deixe o passado para trás. Foque a sua atenção no momento presente, pois é ele que você tem neste exato momento. Faça as suas atividades conscientemente, ao tomar banho sinta a água, o cheiro do sabonete, ao lavar uma louça, foque a sua atenção naquela atividade, dessa forma, a sua mente vai sendo treinada a permanecer presente.

Uma das maneiras que você percebe que começou a treinar a sua mente, é quando você começa a notar quando seus pensamentos se dispersam, então, você os traz de volta, isso é praticar a atenção plena.
 

Nem teus piores inimigos podem fazer tanto dano como teus próprios pensamentos. (Buda):



Lembre-se que tudo na vida tem o seu tempo. E cada melhoria, cada boa surpresa chegará no tempo certo, é preciso que você esteja de peito aberto, e reconheça que as mudanças necessárias para uma vida melhor são sua responsabilidade, elas inevitavelmente começam em você.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.